Noelíssima Imóveis

Rentabilidade para investidores

O avanço da taxa Selic nos últimos meses tem impactado diretamente o mercado imobiliário brasileiro. O custo mais elevado do financiamento dificultou a compra de imóveis e, como efeito colateral, impulsionou o aluguel. De acordo com o Índice FipeZap, principal indicador do setor, os preços dos aluguéis subiram 12,92% nos 12 meses encerrados em fevereiro, taxa mais que o dobro do IPCA (5,06%) e acima do IGP-M (8,44%).


Especialistas apontam que o maior impacto da alta dos aluguéis recai sobre a classe média. Diferentemente da alta renda, esse público depende mais do financiamento para adquirir imóveis e não se enquadra em programas sociais de habitação, que geralmente têm como limite uma renda familiar de R$8 mil.

Para Gustavo Favaron, presidente do GRI Club, organização internacional que reúne 17 mil executivos do setor imobiliário, será necessário um novo olhar sobre as políticas habitacionais do país.

“A oferta de imóveis para aluguel não tem acompanhado e não vai acompanhar a necessidade ou a demanda direta de pessoas que querem alugar. Naturalmente, os preços dos aluguéis vão continuar subindo acima do IPCA ou IGP-M”, avalia Favaron.


Enquanto inquilinos enfrentam aumentos expressivos, investidores têm visto no mercado de locação uma oportunidade de rentabilidade crescente. Cidades como Belém (8,41% ao ano), Santos (8,37% ao ano) e São Luís (8,01% ao ano) apresentam as maiores rentabilidades com locação. Em São Paulo, a rentabilidade de imóveis para aluguel é de 6,16% ao ano, somada a uma valorização imobiliária média de 8,17%.

Diante desse cenário, a reforma tributária, prevista para entrar em vigor em 2028, trará novas regras de tributação para grandes proprietários. Quem tiver rendimentos anuais superiores a R$240 mil com locação será tributado de maneira diferenciada. Atualmente, esse público paga apenas imposto de renda, além dos custos de manutenção e administração dos imóveis.


Informações retiradas de Papo Imobiliário (21 de março de 2025)

Compartilhe: